Informação ou vender tranqueira?

Quando se emplaca um objetivo se busca a conceitualização. Na WEB não é diferente. Para que o usuário que busca informações diversas ou únicas ele procura o tema da questão. No processo de desenvolvimento de uma estrutura para um SITE já com o objetivo definido é normal não atingir no inicio o fator desejado. Como atualmente não é como antes. A Arquitetura da Informação está presente em tudo: Organizando, aplicando padrões e criando métodos eficazes para atribuir modelos simples e fácil compreensão na comunicação. Mas esse blá, blá está chato. E vou agora sentar o “pau” em SITES de Esportes que fogem de algumas regras de conceitualização.

O primeiro Infiel é o GLOBOESPORTE.COM
Olha, faz tempo, mas eu reclamava no twitter do player de vídeo do Globo, quando você dava play e assistia o vídeo até o fim aparecia uma “porra” de propaganda no volume 1000 e você não tinha a liberdade de dar Stop. Eu ficava puto e saia da página só por causa disso. Imagina quantas pessoas também já tiveram a mesma experiência. Agora acredito que Roberto Marinho lá do túmulo percebeu isso e eles corrigiram. Outra, uma Página de Esportes que vende celulares, brincos, geladeira, camisolas, DVDS da Xuxa. “- PQP”. Se eu quiser comprar essas “tranqueiras” eu acesso o site da compras que tem o objetivo proposto.
Como há uma preocupação em vender coisas existe um desperdício de destaque de informações. O site pode informar mais. Também há o erro de todo mapa do menu de serviço do site. A navegabilidade está no rodapé da página. Quer dizer que eu tenho que rolar toda barra de rolagem até o fim me obrigando a ler todo o conteúdo. Cara, a informação tem que está em destaque pra o usuário ao mesmo naquele instante acessar o que quer. A culpa está no não aproveitamento do espaço existente. Globoesporte.com #fail.
Segundo Infiel é o ESPNBRASIL
Bom, tem uns links ali e acolá de propaganda, mas é pouco. A ênfase maior é informar bem o usuário. Tem uma busca no topo da página que ajuda o usuário a procurar bem as informações desejadas. A navegação das informações começando da esquerda descendo e subindo e para a direita cria uma estratégia de atenção e faz a permanência ser maior no site, vídeo destacado e com controle de execução diferente de outros sites. E realmente o site é pura informação esportiva. Só que o menu de navegabilidade do site está confuso. Numa página é uma coisa na outra aparece esta numa estrutura diferente. Um click em qualquer seção abre uma nova página. Isso compromete a excursão da página, pois varias páginas abertas confundem o usuário e ele pra voltar para a página inicial ou ele tem que fechar as anteriores ou na mesma que abriu voltar sem tem que fechar a página. Com Abas fica organizado no navegador. Porém, fica muito poluída a tela, com tantas abas. É!! Bonzinho.

Terceiro Infiel é o LANCENET


Meu!!! me lembro que a página do Lance antigamente era a mais acessada no ambiente esportivo, por causa do álbum do Campeonato Brasileiro e tal. Eu o acessava muito.
Bem, vamos lá. A página informa bem. Tem um Player de vídeo maluco que mistura informações de esportes diferentes. Por exemplo, um vídeo sobre futebol no final do vídeo destaque de vídeos tem: tênis, Stock car, Futebol Americano, etc. Cara!!! tem que separar. Não sei se ainda eles corrigiram isso. Mas está valendo.O site tem espaço pra caramba para destaques e eles não aproveitam.Menu de navegabilidade só tem no topo os bem definidos os que estão no rodapé são de serviços. Está bem claro. Há uma coisa que gostei muito nesses SITES todos adotaram um padrão para destaque dos principais times da Primeira divisão do Futebol com seus escudos e seções dedicadas. Mas e os outros Esportes? Só tem futebol? É né. Dá dinheiro. Grana, grana, grana.
Só isso, vou indo até a próxima.
PHP Comanda.

Comentários