O setor turístico foca-se num constante processo de desenvolvimento e
a tecnologia da informação evoluem a cada segundo e num piscar de
olhos. Nesse ritmo em comum os dois setores representam um papel
fundamental na economia.
A tecnologia da informação com seus guias, documentações de projetos e
cases alavancam negócios incríveis tornando-se cada vez mais intenso
para o setor de turismo. As características do TI é a de reduzir custos,
agilizar processos, promover o acesso diretamente aos usuários ou
consumidores. As ferramentas desenvolvidas impulsionam negócios com
retornos financeiros extraordinários. O avanço da tecnologia criam
empresas com níveis de competividade e perfis que obtenham a necessidade
ou benefício correspondente.
O turismo é um segmento em constante crescimento e se caracteriza como uma perspectiva fundamental e promissora. Um setor citado como o mais importante para o crescimento econômico de um pais gerando emprego e renda. Melhorar a qualidade de vida e a elevação do PIB de uma região segundo De La torre (1992). Com essa importância o turismo e a tecnologia se integram.
Como vivemos na era da comunicação compartilhada em tempo real
através da internet a distribuição de serviços é intensa e a cadeia de
serviços é variada, desde o apoio tecnológico em agências de viagens,
operadoras, receptivos, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e etc.
E nunca deixar de falar dos celulares com aplicativos, que vão desde de
reservas em hotéis, a compra de passagem, a consulta de voos, compras de
bens, aprender outros idiomas, locação de veículos, planejamento de
roteiros e destinos.
A riqueza e possibilidades são imensas com essas ferramentas.
Softwares de apoio e hardwares complementam as estratégias de operações
de mercado.
Enfim, são diversas atividades e serviços que a TI oferece de suporte ao
turismo. É uma metodologia flexível e criativa com avanço da
globalização e favorece recursos econômicos. Além de capacitar os
profissionais preservando assim sua importância.
O profissional do turismo deve estar preparado para as transformações na
era da informação pois as exigências por mais qualidade e agilidade nos
serviços estão altas. As pessoas estão cada vez mais intolerantes ao
tempo e querem informações eficazes e rápidas.
Autor: Ary Junior
Analista e desenvolvedor de sistemas
Especialista em Gestão de projetos
Administrador de redes em Linux
Profissional de Tecnologia da Informação há mais de 20 anos